Apresentação

Há uns meses atrás, estava em casa a reclamar que não tinha nada para fazer. Estava farta de ler e de ver filmes. Não tinha hobbies. E sentia necessidade de fazer algo mais prático, com as minhas próprias mãos. 

Ao mesmo tempo, passava todos os dias por uma lojinha de tecidos e costura. A loja é linda, com os tecidos mais bonitos que já vi, com todo o material de costura imaginável. E eu passava, com vontade de comprar aqueles tecidos mas sem o fazer, questionando-me onde os usaria. Que isto de comprar por comprar não é muito a minha cena.

Um dia, decidi fazer uma limpeza nos armários com o namorado. Puseram-se de lado umas camisas, umas t-shirts e umas calças lindas, roxas, de ganga que eu não vestia há um ano. Foi aí que o "click" se deu. Não queria desfazer-me daquelas calças, mas também já não as queria usar. Olhei, então, para o kit de costura que a minha avó me tinha feito antes de vir morar sozinha e tive uma ideia: vou começar a reutilizar roupa.

Assim surgiu a ideia do blog "Écostura", uma junção de "Eco" + "costura". Porque este é um projecto para mostrar-vos como podem reutilizar a vossa roupa ou restos de tecidos que tenham em casa, e transformá-los em itens úteis ou outras peças de roupa. Nunca fui grande consumista, mas sinto que há pessoas que gostam muito de comprar roupa. Mas eu quero contrariar essa tendência. Ajudar a diminuir o consumo, ajudar a poupar dinheiro e poupar o ambiente e todo o desperdício a que as nossas compras levam. E criar. Criar itens originais, todos feitos à mão (sem qualquer máquina!), que não existem nas lojas, e que eu realmente gosto e preciso.

O meu nome é Inês e este é o Écostura. Inspirem-se e mãos ao trabalho! 

[English below]








 A few months ago, I was at home complaining that I had nothing to do. I didn't want to read and watch movies anymore. I had no hobbies. And I felt the need to create something with my own hands.

At the same time, I passed everyday by a little sewing store. The store is beautiful, with the most gorgeous textiles I had ever seen, with all the material one needs to sew. And I walked by, wanting to buy those textiles but without doing it, wondering where and when I would use them. Because I am not one of those who buys just because.

One day, I decided to clean the closet with my boyfriend and throw some clothes away. We put some shirts, t-shirts and a beautiful pair of purple jeans away. That was when my brain "clicked". I didn't want to throw away those jeans, but I also couldn't wear them anymore. Then, I looked to the sewing kit that my grandmother had given me before I moved out and I had an idea: I would start reusing and transforming clothes.

So, the idea of a blog became a reality. "Écostura" is a mix of two words "Eco" + "costura". The last word means "seam", in Portuguese. I opted for a Portuguese name because I am Portuguese and I wanted to create a name with my own language. This is a project to show how you can reuse your clothes or leftovers of textiles that you have at home, and transform them into useful items. I was never a big clothes consumer, but I feel that there are people who really love to buy them. But I want to fight that tendency. To help reduce consumerism, help to save money and protect the environment from our waste. And create. I want to create items that don't exist in stores, all handmade (no machines!), and which I really love and need.

My name is Inês and this is Écostura. Get some inspiration and hands to work!




Comments

  1. Já estou a ver que me vou perder no dia em que entrar nessa loja! :D

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts