Ganga e napperon

Isto de brincar às costuras é muito engraçado. Desde que comecei o Écostura que eu e a minha avó temos um extra na nossa relação. Cada vez que nos encontramos, para além das conversas normais entre avó e neta, falamos sobre os projetos que temos em mãos. Ela mostra-me o que fez e o que está a fazer, eu faço o mesmo. Ela acaba sempre por me dar uns botõezinhos antigos que tem nas suas gavetas. Damos opiniões. Partilhamos maneiras de costurar. Aprendo novas técnicas. E acima de tudo inspiramo-nos e motivamo-nos uma à outra.

Outra coisa que a avó faz é dar-me material. Como pessoa que costura há mais tempo, ela tem uns materiais antigos giros. E o post de hoje é sobre um desses materiais: um napperon. Não é a primeira vez que ela me dá um conjunto de napperons. Já usei anteriormente, mas em escala mais pequena, apenas umas rosetas como enfeites numa malinha cor-de-rosa. Ficou um mimo. Mas, da última vez que fui lá a casa, ela deu-me mais um conjunto. E eu não resisti a fazer aqui uma combinação.

A malinha de hoje é bem maneirinha, ligeiramente mais pequena do que as que normalmente faço. Cosi o napperon inteiro a um pedaço de calças de ganga azul-claro. O interior é um pedaço de uma capa de edredon. Tem uns desenhos leves e subtis. O fecho vem de outra mala. Para as alças, decidi fazer algo diferente, com mais bocados das calças de ganga e umas argolas de madeira que encontrei em casa da avó. 

O que acham? Eu gosto muito! Acho que tem um ar fresco para este Verão. Comentem, partilhem. E inspirem-se.









[English below]














Playing around with sewing is really funny. Ever since I started Écostura, my relationship with my grandmother became more interesting. Everytime we get together, besides talking about the topics grandmothers and grandchildren talk about, we talk about the projects we are working on. She shows me what she has done or is doing, and I do the same. She always ends up giving me some old buttons she has around the house. We give each other opinions. We share ways of sewing. I learn new techniques. And, above all, we inspire and motivate one another.

Another thing she sometimes does, is giving me some sewing material. Because she has been sewing for her entire life, she has some pretty old and cute things. And today's post is about one of the things she gave me: a doily. It's not the first time she gave me a set of these. I used some before, in a smaller scale, only as decoration for a pink handbag. The result was very pretty. But, the last time I went to my grandmother's place, she gave me a bigger set. And I couldn't resist in doing a combo here.

Today's handbag is very practical, slightly smaller than the ones I usually do. I sewed the entire doily to a piece of light-blue jeans. The inside was made out of a piece of a duvet cover. It has a subtle pattern. The zipper is from another handbag. For the handles, I decided to make something different, with pieces of the same jeans and wooden rings that I found at my grandmother's house. 

What do you think? I like it a lot! I think it has a fresh look for this Summer. Comment, share. And get inspired. 







Comments

Popular Posts